5 maneiras surpreendentes de andar de bicicleta para o corpo e a mente



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Hoje, a sexta etapa do Tour de France levará os melhores ciclistas do mundo da pequena comuna de Arpajon-sur-Cère a sudoeste da cidade de Montauban em Midi-Pyrénées, em um feito quase sobre-humano de força e resistência. Para os menos dotados fisicamente, entretanto, o ciclismo ao ar livre ainda oferece benefícios significativos à saúde que vão muito além de um estímulo cardiovascular básico. Aqui, cinco maneiras surpreendentes de pedalar pode melhorar sua mente e corpo - ou razões para começar a girar agora.



Isso aprimora o seu foco. Embora os estudos tenham vinculado o exercício regular com aumento da concentração e da memória, o ciclismo, em particular, recentemente chamou a atenção dos pesquisadores. Uma pesquisa de 2012 com cerca de 20.000 crianças em idade escolar na Dinamarca descobriu que aqueles que andavam de bicicleta ou a pé até a escola se concentravam melhor do que seus colegas por cerca de quatro horas, enquanto um pequeno estudo de 2013 descobriu que 30 minutos de ciclismo moderado levam a pontuações consistentemente mais altas em vários testes cognitivos ( memória, raciocínio, planejamento) em homens adultos saudáveis. Estudos adicionais sobre os efeitos do ciclismo nos sintomas de TDAH estão em breve, incluindo um da Universidade de Stanford.



Ele estimula seu sistema imunológico. Andar de bicicleta pode ser melhor do que tomar uma vacina contra a gripe? Um estudo auto-relatado com funcionários holandeses descobriu que os usuários de bicicleta tiraram muito menos dias de licença médica do que seus colegas de trabalho durante o mesmo período de um ano - e quanto mais frequentemente ou mais longe eles andavam, menos doentes ficavam em média. Uma análise semelhante que extraiu dados de um estudo de Commuting and Health em Cambridge concluiu que os usuários de bicicletas ligavam para dizer que estavam doentes com menos frequência e relataram melhor bem-estar mental em geral.



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Isso o deixará menos cansado. Evidências convincentes sugerem que os ciclistas casuais raramente ficam exaustos, mas, sim, com energia - contanto que não exagere. Pesquisadores da Universidade da Geórgia descobriram que 20 minutos de exercícios de baixa intensidade três vezes por semana aumentaram os níveis de energia em 20% e reduziram a fadiga em 65%, o que foi mais eficaz do que exercícios de intensidade moderada. A atividade testada? Um giro vagaroso.

Além disso, melhora o sono. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford com adultos insones que adicionaram exercícios regulares de baixo impacto à sua rotina - incluindo andar de bicicleta - a atividade adicional focada nas pernas pode proporcionar quase uma hora extra de descanso e ajudá-lo a adormecer duas vezes mais rápido. É particularmente eficaz quando feito em dias alternados por cerca de 30 minutos no final da tarde ou no início da noite.



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Isso traz paz de espírito. Há algo inerentemente meditativo em pedalar em uma estrada aberta - um pressentimento de que os pesquisadores esperam apoiar a ciência. Como disse o psiquiatra de Harvard John Ratey O Independente , “O ciclismo também está aumentando muito a química em seu cérebro que faz você se sentir em paz e calmo”, graças ao ritmo suave e ao foco necessários - uma área de pesquisa que merece um exame contínuo.