Trump pode realmente impedir a imigração para os EUA?

Era mais uma noite na América, do tipo a que nos acostumamos rapidamente: milhares de pessoas morriam de coronavírus em todo o país, os preços do petróleo despencavam e, seguros na Casa Branca, o presidente tuíta.

Em um tweet enviado logo após as 22h00 na segunda-feira, Trump ameaçou 'assinar uma Ordem Executiva para suspender temporariamente a imigração para os Estados Unidos', sem nenhuma explicação sobre como tal ordem pode se parecer ou para que propósito ela pode servir (além de teoricamente desacelerar a disseminação do COVID-19 , apesar do fato de que os EUA já são uma das nações mais afetadas.)

Conteúdo do Twitter

Ver no Twitter

Abaixo, encontre respostas para algumas das perguntas que o tweet noturno de Trump pode ter levantado.

O que isso significa para os imigrantes?

É difícil dizer, dada a pouca informação que a Casa Branca forneceu, mas um plano concreto para reduzir a imigração poderia vir com isenções, O jornal New York Times notas: 'A administração poderia isentar grandes grupos de trabalhadores da proibição, incluindo trabalhadores agrícolas, trabalhadores da saúde e talvez funcionários de alta tecnologia. Isso reduziria o número de pessoas a quem o pedido se aplica. ' Ainda assim, não há dúvida de que tal ordem afetaria drasticamente a composição dos EUA, um país que atingiu uma população estrangeira de 44,4 milhões em 2017.

sam e sarah viram sete tubarões enquanto nadavam. agora quantos s tem nesta frase

Existe algum precedente histórico para isso?

Sim, da própria administração de Trump: em 2017, Trump decretou a chamada 'proibição muçulmana' de cidadãos de seis nações de maioria muçulmana (Síria, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen), que rapidamente foi recebida com uma onda de protesto. Trump emitiu uma proibição de viagens na Europa em março sem consultar os líderes da União Europeia, que disseram em um comunicado: “O coronavírus é uma crise global, não limitada a nenhum continente, e requer cooperação em vez de ação unilateral. A União Europeia desaprova o fato de que a decisão dos EUA de impor uma proibição de viagens foi tomada unilateralmente e sem consulta. ”

Quanto impacto imediato isso realmente terá?

Parece muito pouco. Como Jornal de Wall Street observado, já existem restrições de viagens muito rígidas em vigor. 'Mesmo sem uma ordem executiva, o governo já praticamente cessou quase todas as formas de imigração', disse o Journal. 'A maior parte do processamento de vistos foi interrompida, o que significa que quase ninguém pode solicitar um visto para visitar ou se mudar para os EUA. Entrevistas de vistos e cerimônias de cidadania foram adiadas e o programa de refugiados foi interrompido.'

Que base legal Trump tem para banir os imigrantes?

Não muito. De acordo com um New York Times relatório, 'Não estava imediatamente claro qual base legal o Sr. Trump alegaria para justificar o fechamento da maior parte da imigração.' Dito isso, quantas vezes Trump deixou o império da lei atrapalhar antes?