Goodnight Mommy review: Apresentando a versão genérica

Naomi Watts em Goodnight Mommy.
Naomi Watts em Goodnight Mommy. Crédito da foto: Amazon Studios

Boa noite mamãe vê Naomi Watts como Mãe, uma mãe solteira investindo sua energia em dois filhos – Elias (Cameron Crovetti) e Lucas (Nicholas Crovetti) – após um procedimento facial.

O filme apresenta a narrativa da perspectiva das crianças quando elas voltam para a mãe, que agora usa uma máscara médica no rosto por motivos não revelados.

Nada é comunicado concretamente, exceto “mamãe precisava de um ajuste”.

E à medida que os dois filhos, Elias e Lucas, se reencontram com a mãe, as coisas sobre ela parecem diferentes.

Ela é mais agressiva, mal-humorada e se recusa a se envolver nas atividades maternais que costumava fazer por eles.

A ótica faz a mãe parecer uma atriz passando por uma crise de meia-idade e alguém querendo terminar com seus filhos. Mas, assim como o filme austríaco de 2014 em que se baseou, há aspectos muito mais preocupantes escondidos sob a dinâmica familiar.

Uma visão menos perturbadora

O remake toma uma direção diferente do filme original. O Goodnight Mommy de 2022 interpreta o ângulo antagonista da Mãe.

Naomi Watts faz um trabalho fantástico ao criar um pai que é um tanto negligente e abusivo. Sua natureza cruel com seus filhos não é tão discreta quanto na versão de 2014. E, de certa forma, tira o impacto perturbador que o primeiro filme teve.

Susanne West conseguiu criar uma sensação de vulnerabilidade em seus maus-tratos aos meninos. Sabíamos que ela estava se comportando de forma inadequada, mas havia a sensação de que ela era uma mulher quebrada fazendo o seu melhor. Naomi Watts é absolutamente desagradável em Goodnight Mommy 2022 e remove a ansiedade quando o filme entra na metade de trás.

Naomi Watts ainda consegue fazer uma performance cativante e mastiga a tela com seu papel de mãe. A escrita pode não dar a ela as mesmas complexidades que West recebeu, mas ela dá tudo ao personagem.

Naomi Watts, Cameron Crovetti e Nicholas Crovetti de Goodnight Mommy
Naomi Watts, Cameron Crovetti e Nicholas Crovetti de Goodnight Mommy. Crédito da foto: Amazon Studios

O maior aspecto que faz com que Goodnight Mommy 2022 funcione menos é a escolha de fazer disso um thriller em vez de um drama de terror de queima lenta.

Goodnight Mommy 2014 demorou e permitiria que a relação entre os irmãos sequestrasse a narrativa. O filme deliberadamente passou longos momentos com os meninos enquanto eles vagavam fazendo atividades infantis estúpidas. Em um ponto do original, Lucas e Elias passam minutos juntos apenas arrotando um para o outro em uma cadeira.

A fotografia ficou ainda mais interessante com belas fazendas e dicas visuais que prenunciavam certas reviravoltas na trama no final.

O lagarto ainda está rebocando

O remake não é tão sutil e permanece em alta tensão a partir da metade do caminho. Os cineastas aumentaram o medo com o papel da Mãe, quase como se quisessem deixar os espectadores com medo de sua presença. E em vez de passar longos momentos construindo o relacionamento com os irmãos, ficamos com eles no modo de sobrevivência durante a maior parte do filme.

Os temas das mudanças de luto permanecem no remake. O núcleo da história claramente funciona em um nível emocional, não importa como os cineastas estejam adaptando os elementos.

Assim como no original, a família está desfeita e a mãe é separada do pai de Lucas e Elias. A família passou por algum tipo de tragédia. O horror de Goodnight Mommy é a mudança individual e a dor que vem com o reconhecimento de que alguém ou algo pode nunca mais ser como nos lembramos deles.

Essa ideia temática é universalmente relacionável porque tragédia e trauma não discriminam. E o horror é um gênero tremendo para explorar a dor e o trauma. A questão é o fato de Goodnight Mommy 2022 diluir o final horrível que fez do filme de 2014 um sucesso.

Fazer uma versão mais segura de Goodnight Mommy é bom, mas algo precisa ser adicionado para aumentar o drama emocional. E, infelizmente, nada foi dado de forma criativa para compensar essa visão mais mansa.

Ainda é um relógio agradável e contém um desempenho implacável de Naomi Watts. Os atores mirins também fazem um trabalho sólido neste filme – e encontrar jovens talentos que possam invocar um ótimo desempenho sempre deve ser elogiado.

Você deveria assistir Goodnight Mommy no Prime Video?

Goodnight Mommy mantém a espinha dorsal emocional e os temas do original. Ele ainda possui outra forte atuação de Naomi Watts.

Mas todos os elementos que fizeram do filme de 2014 um filme de terror perturbador e inesquecível foram removidos para o público americano. Como um remédio, a versão genérica pode ser eficaz, mas não é nada comparada à marca. E Goodnight Mommy 2022 é a versão genérica de um produto mais impactante.

Se os espectadores devem ver o novo, eles podem fazer muito pior. Mas, por enquanto, fique com o original.

Os leitores que procuram mais resenhas podem ler nossa cobertura de filmes como Fera e Corpos Corpos Corpos sobre o Página de revisão de Monstros e Críticos.

Goodnight Mommy agora está sendo transmitido no Prime Video.