Como usar a acupressão para o alívio do estresse: um especialista explica

Quer você seja um fanático por acupuntura ou um curioso recente, provavelmente já ouviu falar que a técnica da medicina tradicional chinesa é conhecida por reduzir a dor, melhorar o humor e diminuir os níveis de estresse no corpo. Com o mundo permanecendo dentro de casa e a ansiedade em alta, considere a acupressão, uma alternativa doméstica que pode ser adicionada à sua rotina diária. “A acupressão é a acupuntura sem agulhas”, explica a acupunturista Stefanie DiLibero, fundadora da Gotham Wellness. “O qi, ou força vital, viaja pelo corpo em meridianos, que são como estradas”, explica ela. “Existem certas paradas ao longo das‘ rodovias ’onde a energia se acumula e pode ser acessada mais facilmente. Estes são pontos de acupressão ou acupuntura. ”

Para obter os melhores resultados, DiLibero recomenda praticar acupressão uma ou duas vezes por dia, mas observa que 'geralmente, um tratamento mais curto com mais frequência é mais eficaz do que um tratamento mais longo com menos frequência.' E embora não haja limite para a frequência com que você pode estimular esses pontos no corpo, o profissional sugere o uso de um toque suave. “Esta não é uma massagem profunda”, diz ela. 'Seja gentil com você mesmo.'



Aqui, DiLibero compartilha cinco maneiras de usar a acupressão para aliviar o estresse.





Ying Tang, ou a linha média do rosto

As cefaleias de estresse não são páreo para esse ponto de acupressão, localizado na testa, na linha média do rosto. DiLibero recomenda pressionar suavemente a área entre as sobrancelhas com o anel e o dedo médio. “Pressione suavemente e inspire por quatro segundos”, explica ela. “Então, lentamente, solte e expire por cinco segundos. Repita até se sentir calmo. ”

Pericárdio 6, ou o pulso interno

“Para encontrar esse ponto, supine a palma da mão e meça a largura de dois polegares do ponto médio da dobra do pulso em direção ao cotovelo”, diz DiLibero. Em seguida, o profissional aconselha pressionar suavemente o ponto por 30 segundos enquanto respira completa e uniformemente e, em seguida, repita do outro lado. “Este ponto acalma o coração e o espírito e trata a dor de estômago devido ao estresse”, diz DiLibero. “Também acalma a irritabilidade e promove um sono reparador.”



Fígado 14, ou a área das costelas

Se você está lutando contra a indigestão que pode surgir devido ao estresse ao comer, considere este ponto poderoso. O ponto do Fígado 14 está localizado na frente do corpo, logo abaixo de cada mamilo. “Usando as pontas dos três dedos médios, pressione enquanto inspira por cinco contagens”, diz DiLibero. 'Lentamente, solte enquanto expira por cinco contagens.'



Baço 6 ou a parte interna da perna

Para descobrir o ponto que ajuda a aliviar a insônia causada pelo estresse, DiLibero sugere sentar em uma cadeira com a parte externa do tornozelo em cima da coxa oposta. “Encontre o topo da parte interna do tornozelo e meça a distância de quatro dedos de lá em direção ao joelho”, diz ela. “Você vai sentir um osso (sua tíbia); este ponto está localizado logo atrás daquele osso. ” Coloque as três pontas do dedo médio no local e pressione com a outra mão - “como se você estivesse tocando um tabuleiro Ouija” - por cerca de um a dois minutos. Além de melhorar a qualidade do sono, insistir neste ponto 'é ótimo para todas as preocupações com a saúde das mulheres, o que pode se tornar mais difícil com o aumento do estresse e da ansiedade'.

Rim 1 ou planta do pé

“Para acessar esse ponto, sente-se em uma cadeira e cruze a perna de modo que o dedo mínimo do pé fique apoiado no alto da coxa”, explica ela. O local a procurar é logo atrás da planta do pé, 'na linha entre o segundo e o terceiro dedo do pé e o centro do calcanhar'. Pressione para baixo com os polegares para ativar o ponto de maior ancoragem do corpo. De acordo com DiLibero, este ponto de acupressão “acalma o coração e a mente e acalma a raiva e a frustração”.