A aparição de Jodie Foster com sua esposa no Globo de Ouro de 2021 captou a (maravilhosa) mundanidade do amor queer

De volta ao Globo de Ouro de 2013, Jodie Foster transformou seu discurso de aceitação do Prêmio Cecil B. DeMille em uma oportunidade de abordar publicamente rumores de longa data sobre sua sexualidade. “Espero que você não esteja desapontado por não haver um grande discurso de debutante esta noite, porque eu já o fiz há cerca de mil anos, na Idade da Pedra”, disse ela.

No 2021 Globes on Sunday, Foster silenciosamente aceitou seu prêmio de melhor atriz coadjuvante em um filme via Zoom com sua esposa e cachorro ao seu lado. E embora a normalidade disso não deva nem mesmo ser registrada em 2021 (eles são um casal apoiando um ao outro, assim como qualquer número de casais heterossexuais no circuito de premiações!), Vivemos em uma era em que um recém-saído JoJo Siwa é forçada a se defender dos trolls homofóbicos. Em outras palavras, por mais que gostemos de pensar que já passamos da era em que uma atriz de primeira linha casando-se com uma mulher é importante, ainda parece significativo ver parcerias queer normalizadas em Hollywood (especialmente na pandemia COVID-19 era, quando o tempo que passamos em casa - e com quem escolhemos passá-lo - é mais importante do que nunca).

Os procedimentos do Globes de ontem à noite foram tão desarticulados e, às vezes, confusos quanto se poderia esperar de um show de premiação virtual híbrido. Mas eles ofereciam uma vantagem significativa sobre a formalidade e a pompa de anos mais típicos - tivemos o privilégio de ver celebridades em seus habitats naturais, cercadas por seus entes queridos, sem a tradição de sorrir e acenar de uma cerimônia em pessoa. No caso de Foster e sua esposa, a fotógrafa Alexandra Hedison, isso significou testemunhar a simples mesquinhez de duas mulheres sentadas em seu sofá com seu cachorro e comemorando.

Um dos aspectos mais difíceis de navegar pela vida como uma pessoa queer é a falta de roteiros sociais para como sua vida pode realmente parecer em 5, 10 ou 20 anos, o que torna particularmente significativo ver uma estrela do nível de Foster fornecer uma janela para a aparência de sua vida doméstica cotidiana, despojada de todo o glamour de Hollywood. É importante notar que as famílias queer nós Faz ver na tela muitas vezes se assemelha a Foster em termos de ser branco e cis; e até que esse paradigma mude e pessoas queer de todas as raças, etnias e expressões de gênero tenham a oportunidade de serem vistas como identificáveis, ainda há trabalho a ser feito. No entanto, ver Foster beijar sua esposa com o cachorro aninhado entre eles parecia importante. Por mais estimulante que possa ser um discurso em um show de premiação com tema político, não é nada como o simples ato de oferecer um amor estranho aos olhos do público.

Como Variedade O crítico Daniel D’Addario observou no Twitter, apenas oito anos se passaram entre o discurso do Prêmio Cecil B. DeMille de Foster e sua aceitação de um Globo com sua esposa ao seu lado. Esperançosamente, daqui a oito anos, toda uma nova geração de atores LGBTQ + será capaz de se destacar - e ser reconhecida em um evento como o Globo de Ouro - enquanto compartilha sua alegria e entusiasmo com quem eles amam.