Decolando: Mary Katrantzou se expande na Web e além

London Calling por Sarah MowerOs pés de ** Mary Katrantzou alguma vez tocam o chão? Como seus mais de 63.000 seguidores no Instagram têm observado, a designer mais habilidosa digitalmente de Londres é um viajante danado. Na semana passada, ela os estava entretendo com pôr do sol, plantas tropicais e festas do Chateau Marmont e Malibu em uma viagem com o British Fashion Council. Algumas semanas antes disso, ela estava em Dallas e Fort Worth, comprando arte, coquetéis e botas de cowboy enquanto participava do evento beneficente da amfAR. Pouco antes disso, vegetais exuberantes e joias brilhantes do souk em Dubai, em uma visita para socializar com mais um capítulo do fã-clube mundial amante de estampas e cores Katrantzou. “Oh,” ela ri. “Foi minha resolução não viajar nesta temporada. Mas eu não pude resistir! ' E porque não? Mulheres gostosas em climas quentes são sua inspiração - e a base de seu negócio florescente.

Mary Katrantzou

Foto: (da esquerda) Pascal Le Segretain / Getty Images; Cortesia de Beyonce; Jason LaVeris / FilmMagic; Alo Ceballos / FilmMagic

Na verdade, os dois pés de Mary estão de volta ao solo hoje em seu estúdio na fria e chuvosa Islington, Londres, porque ela está iniciando a contagem regressiva para sua próxima excursão - ao comércio eletrônico. Seu primeiro teaser chegou esta manhã: www.marykatrantzou.com. Sua coleção resort já está nas lojas. Ao que parece, o amálgama alegre e caleidoscópico de flores e padrões de grade surgiu na tela de seu computador depois que ela esteve no Brasil. “Eu tirei todas essas fotos de prédios altos. E de alguma forma eles se transformaram no elemento gráfico que eu queria. ” As torres, completas com janelas - e um ou dois vestígios de pessoas olhando para fora delas - são surrealmente atenuadas, sombreadas de laranja a amarelo a água e enviadas girando em torno de um vestido de verão dos anos 1950 com contorno circular.

personagens katsute kami datta kemono-tachi e

Foto: Cortesia de Mary Katrantzou

Na verdade, os travelogues de Mary no Instagram são apenas uma extensão natural de sua jornada rumo à cibercriatividade. Ela chama isso de “Pintura com pixels”. Começou como uma rebelião quando ela estudava gravura na Central Saint Martins. Seus tutores não sabiam operar computadores, mas Mary era adepta do Photoshop e continuava a incentivá-lo, embora a impressão digital fosse desaprovada pela faculdade. Ela se formou em 2008 com uma coleção de vestidos simples com estampas gigantes de joias.

Parece simples agora, mas foi um trabalho pioneiro na vanguarda de uma rápida revolução tecnológica. Em pouco tempo, Mary estava se apropriando das fotografias digitais, desconstruindo e reconstruindo, misturando e recolorindo-as até que se tornassem colagens fantásticas do familiar e do impossível. Sua descoberta foi estimulada por uma equipe de marido e mulher na Inglaterra que comprou uma nova impressora digital de última geração, que podia transferir uma miríade de cores para a seda de uma maneira que a moda nunca acreditou ser possível. Todas as suas primeiras coleções vieram de uma máquina gigante instalada na garagem do casal em English Midlands.

Apesar do fato de que ela abriu um negócio em 2008 - o mesmo ano em que os bancos estavam quebrando - Mary estava a caminho. Sua minúscula primeira coleção de vestidos de nove turnos parecia tão fresca e original que as boutiques os compraram para animar suas lojas. Eles venderam. Mary nunca olhou para trás, aventurando-se cada vez mais na decoração maximalista alucinante. Apenas quando Phoebe Philo estava reduzindo seu design para sua estreia 'limpa' com a Céline, Mary estava apelando para o campo completamente oposto. Uma das primeiras apresentações produziu uma espuma de imagens rococó inspiradas em uma pintura francesa.

Ela seguiu com duas coleções de fuga, que jogaram em tropas espirituosamente retiradas do design de interiores. Para a primavera de 2011, os móveis dos hotéis de luxo pousaram em vestidos - sanefas como ombros, cortinas arejadas flutuando de vestidos, abajures como saias.

Mary Katrantzou

Foto: Cortesia de Mary Katrantzou (da esquerda) Resort 2014; Outono de 2011; Coleção Graduação Central Saint Martins 2008; Outono de 2010; Resort 2014

Na temporada de outono de 2011, ela surpreendeu seu público com roupas projetadas para se assemelharem a ovos Fabergé, vasos Ming, armários laqueados e esmalte cloisonné, e a mania de Katrantzou estava em ascensão. As peças mais extravagantes, ela descobriu, estavam sendo encomendadas por colecionadores internacionais - mulheres que amam arte e antiguidades - cujas casas eram decoradas exatamente com o tipo de arte suas roupas descritas. Keira Knightley e um número crescente de jovens atrizes começou a atrair Katrantzous para sair e se divertir em coquetéis e estreias.

Foi quando Mary começou a viajar, conhecer seus clientes, aprender seus estilos de vida, ver os pontos turísticos, sentir o sol dos climas sociais do mundo. Miami, L.A., Nova York, Dallas, Hong Kong, Pequim, Sydney, Rio - em qualquer lugar onde haja uma população com uma paixão permanente por estampas e cores de verão - há um lugar para Mary Katrantzou. Está tudo lá no Instagram dela. De volta a Londres, ocupada construindo seu site e construindo o negócio em expansão que fundou com apenas nove vestidos cinco anos atrás, ela descobre que o frio do inverno não é problema. “Na verdade, é ótimo”, ela ri. “Isso me ajuda a ficar e trabalhar!”

Leia o London Calling da semana passada para saber por que o número de ruivas está aumentando.