As primeiras ações judiciais foram movidas contra um médico do Texas que disse ter feito um aborto

Poucas semanas depois que o Texas efetivamente proibiu o aborto após a marca de seis semanas (ou, em outras palavras, antes que muitas pessoas soubessem que estão grávidas), os primeiros processos judiciais foram movidos contra Alan Braid, um médico de San Antonio que escreveu um recente Washington Post op-ed sobre violar a proibição e continuar a fornecer cuidados abortivos a seus pacientes.

Um dos aspectos mais alarmantes da nova proibição do aborto no Texas é a chamada recompensa que permite aos cidadãos coletar pelo menos US $ 10.000 por processar qualquer pessoa suspeita de 'ajudar e encorajar' um indivíduo na obtenção de um aborto após seis semanas, incluindo médicos, enfermeiras, funcionários de clínicas e motoristas de Uber. Essa é a base do processo movido contra Braid pelo demandante Oscar Stilley, um homem do Arkansas que disse que não se opõe pessoalmente ao aborto, mas vê seu processo mais como um caso de teste para a recompensa de US $ 10.000. “Vamos descobrir se essa coisa é a lei ... se for, vamos viver de acordo com ela, se não, vamos derrubá-la”, disse ele ao The Texas Tribune. O outro autor, Felipe N. Gomez, em sua ação se identificou como pró-escolha e pediu ao juízo que declarasse o ato inconstitucional.

“Eu tenho filhas, netas e sobrinhas. Acredito que o aborto é uma parte essencial dos cuidados de saúde ”, escreveu Braid em seu artigo de opinião. “Passei os últimos 50 anos tratando e ajudando pacientes. Eu não posso simplesmente sentar e assistir nosso retorno a 1972. ” Terrivelmente, Braid e seus colegas profissionais de saúde podem estar enfrentando o primeiro de uma longa série de desafios à sua capacidade de fornecer cuidados reprodutivos, já que a Suprema Corte definiu recentemente uma data para ouvir argumentos em um caso do Mississippi que poderia representar um sério desafio para Roe v. Wade e colocar em risco a saúde e a segurança das gestantes em todo o país.