Crítica de Tribeca: A Gray State conta a estranha e trágica história de David Crowley

David Crowley, autorretrato, outubro de 2014, dois meses antes dos assassinatos. Foto de filme de A Grey State

Autorretrato de David Crowley, outubro de 2014, dois meses antes dos assassinatos, em uma imagem de A Grey State

Ataque no episódio 5 da temporada 2 de titã, data de lançamento

Neste documentário, a história mais estranha do que a verdade de David Crowley - uma personalidade alt-direita jovem e mediagênica em ascensão - é revelada em detalhes assustadores.

Um veterano das guerras do Iraque e do Afeganistão, Crowley estava à beira do estrelato quando ele, sua esposa e sua filha de 5 anos foram encontrados brutalmente assassinados em sua casa de classe média em Minneapolis.

Na parede da sala estava rabiscada com sangue uma frase árabe. O título do filme refere-se ao recurso narrativo homônimo que Crowley, um diretor em ascensão, estava obcecado em fazer.

No Gray State de Crowley, ambientado em um futuro próximo distópico, um sombrio governo federal atropela os direitos dos livres e bravos. Os ativistas e libertários do Tea Party não se cansam!

De fato, ele levantou com sucesso dezenas de milhares de dólares por meio de crowdsourcing na Internet para financiar a escrita do roteiro. Agora, tudo o que ele precisava fazer era terminar o filme.

Ao longo do processo, Crowley acumulou centenas de horas de vídeo, na esperança de transformá-lo em um documentário de making-of. O cineasta deste documentário, Erik Nelson, é o produtor de vários documentários premiados de Werner Herzog, que por sua vez foi o produtor executivo do filme de Nelson.

Como o Grizzly Man de Herzog, A Grey State é, em última análise, sobre um homem obcecado em alcançar o impossível a todo custo. Nelson faz um excelente trabalho em desvendar o mistério do mundo de Crowley. Dizer muito mais revelaria muito sobre a história.

Embora seu filme provavelmente nunca seja feito, A Gray State, ironicamente, garante que Crowley receberá a celebridade que ele tão desesperadamente procurava.