Quer um retiro de bem-estar? Pule o spa - e vá para fora em vez disso

Alguns meses atrás, a vida me deu alguns limões. Em vez de fazer limonada, espremi-os sobre todo o licor do meu carrinho de bar, pensando “Se divertindo muito! 'Em ambientes sociais sofisticados entorpeceria meus erros, entorpeceria a dor das verdades duras e me faria esquecer uma pessoa de quem eu gostava e que não se importava com isso. Funcionou por um tempo. Mas depois de uma noite que correu mal, eu me encontrei em um trem vazio no fim de semana do 4 de julho, fugindo do que deveria ser um fim de semana “incrível” com meus amigos para a trégua de uma cidade vazia. Enquanto eu olhava para uma parede de lixo de rua em um quarteirão vazio, percebi que não gostava de mim mesmo. A julgar pela tela do meu telefone em branco, naquele momento, ninguém mais fez também.

Foi assim que acabei, uma semana depois, em Jackson, Wyoming, para meu primeiro retiro de bem-estar, buscando a ideia fugidia de um 'novo começo'. Sempre fui cauteloso com essas viagens para melhorar a saúde. Eu fico claustrofóbico em spas. E enquanto a ioga e a meditação acalmam algumas mentes, a minha fica confusa na quietude. ( “Parece que um milhão de minúsculos mineiros estão presos dentro do meu cérebro, escavando-o com um milhão de minúsculas picaretas! 'Uma vez expliquei para um instrutor exasperado.)



Mas este era diferente. Porque o anfitrião, o hotel boutique Caldera House, não tinha um spa formal e nenhum estúdio oficial de ioga. Localizada no sopé da montanha Jackson Hole e na cúspide do Parque Nacional Grand Teton, sua principal oferta era a natureza ao ar livre.





Desde a era de Walden Pond e do transcendentalismo, a natureza foi romantizada como um caminho para a autocura. (“Fui para o bosque porque queria viver deliberadamente, para enfrentar apenas os fatos essenciais da vida, e ver se não conseguia aprender o que ela tinha a ensinar, e não, quando viesse a morrer, descobrir que não tinha viveu ”, escreveu Thoreau.) A ciência confirma isso. Em 2009, pesquisadores holandeses descobriram uma taxa mais baixa de 15 doenças - como depressão, ansiedade e enxaquecas - em pessoas que viviam a 0,5 milhas de um espaço verde. Um estudo de 2015 pelo Proceedings of the National Academy of Science descobriram que aqueles que caminharam em um ambiente natural por uma hora e meia apresentaram níveis de depressão mais baixos do que aqueles que caminharam em um ambiente urbano. Essas revelações coincidem com uma época em que nunca estivemos mais isolados da natureza: em 2018, 82 por cento da população da América do Norte vive em uma área metropolitana e 30 por cento daqueles com contas de mídia social (ligados a seus próprios estressores de saúde mental ) passam mais de 15 horas online por semana. Portanto, talvez não seja nenhuma surpresa que, em seu relatório de 2019, o Global Wellness Summit apontou a eco-terapia como uma tendência principal.

Era uma tendência que eu estava ansioso para experimentar. Quando criança, o ar livre era uma parte constante da minha vida - eu adorava correr, esquiar, fazer caminhadas. E eu realmente passei um conjunto de verões em Jackson, brincando com meu irmão e minha irmã no rio Snake. Nos invernos, íamos para as clareiras de esquis, tropeçando nas encostas íngremes cercadas por sempre-vivas nevadas. Mas então eu fiquei mais velho. Havia esportes e escola. Havia faculdade e cursos obrigatórios. Havia a cidade e minha carreira. E de repente, um lugar do qual uma vez me senti perto parecia muito distante.



Quando cheguei à Caldera House, fiquei impressionado com a paisagem, mas também com os interiores: os espaços comuns são projetados pela Commune, apresentando uma coleção de arte que inclui fotos originais de Ansel Adams e quartos elegantes e amplos - as únicas opções são duas. suítes ou quatro suítes. Mas, como indicava a lista de embalagem esparsa (óculos de sol, chapéu, botas de caminhada, roupas esportivas e 'roupas casuais para o jantar'), não passaríamos muito tempo dentro de casa.



Em vez disso, passamos na montanha Jackson Hole. Depois de um café da manhã com xarope de bordo e granola de azeite de oliva com mirtilos frescos, começamos nossa jornada até o topo do Couloir de Corbet - a lendária rampa que, no inverno, apenas os esquiadores mais avançados ousam descer. Enquanto meus companheiros de caminhada e eu conversávamos na primeira parte da caminhada, o rápido aumento da inclinação e da altitude logo nos deixou sem palavras e com falta de ar. Atravessamos campos de flores silvestres e subimos colinas ainda cobertas pela neve do verão. Logo, tornou-se tão íngreme que caminhar se tornou uma escalada, ou a necessidade de usar os pés e mãos para escalar rochas. Quando finalmente cheguei ao topo, minhas mãos estavam cobertas de sujeira, meu peito arfava, minhas pernas ardiam. Eu também não conseguia parar de sorrir. Chame isso de euforia do caminhante: a euforia induzida por endorfina que vem com os exercícios, combinada com a dopamina que vem com o término de uma tarefa. Além disso, aquele ar fresco alpino não doeu.

De volta à Caldera House, era hora de um matcha latte gelado e um almoço de pepino pad thai e salada de amora-preta com couve. O menu do fim de semana foi criado por Annie Fenn, uma ex-ginecologista que virou chef e fundou o Jackson Hole’s Brain Health Kitchen. A escola de culinária defende uma dieta MIND (intervenção mediterrânea para atraso neurodegenerativo): ou um estilo de vida repleto de vegetais, frutas vermelhas, nozes, peixes e outros “alimentos saudáveis ​​para o cérebro” que previnem o Alzheimer. De acordo com alguns estudos, seguir uma dieta MIND pode reduzir o risco da doença em até 53 por cento e melhora a memória em geral. Ciência à parte, posso dizer o seguinte: foi delicioso e, apesar das atividades extenuantes da manhã, me deixou tão energizado como sempre.



O que foi bom, porque eu tinha uma tarde inteira de paddleboarding pela frente. (Outras atividades que você pode fazer no retiro da Caldera House? Parapente, escalada e passeios a cavalo - diz-se que a equoterapia tem alguns efeitos tangíveis.) Depois de uma rápida mudança para algumas leggings de wetsuit, um top de biquíni e botas de neoprene - meu traje incompatível de escolha para uma temperatura do ar de 82 graus, mas uma temperatura da água de 48 - e uma viagem de duas horas pela Floresta Nacional Bridger-Teton, era hora de deslizar para o Lago Slide. Foi um exercício relaxante: equilibrar, remar, trocar de mãos, remar, equilibrar. Fiz uma pausa para olhar para uma cabana de castores - você sabia , meu guia me disse, um beaver lodge tem vários quartos e é o lar de gerações de castores? Considerei as encostas púrpura-avermelhadas da região selvagem de Gros Ventre, criadas por um deslizamento de terra quase 100 anos atrás. E então eu simplesmente flutuei.

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Mas a bem-aventurança durou pouco. De repente, uma tempestade violenta veio, o céu azul agora escuro, as águas calmas agora agitadas. A chuva desabou, raios caíram à distância. Gritei um palavrão do meio do lago - que, aliás, ninguém ouviu durante os trovões. A água tumultuada balançou minha prancha e o vento me catapultou para o lado. Meu ritmo de remo antes oportuno tornou-se frenético e fragmentado, e na metade do caminho para a costa, bato em uma rocha, minha forma outrora graciosa se tornando um movimento de moinho de vento em espasmos em uma tentativa desesperada de manter o equilíbrio. Quando finalmente alcancei a terra, encharcado e um pouco abalado, comecei a rir de alívio. Meu guia e eu passamos os próximos cinco minutos relembrando o pequeno drama enquanto as nuvens se dissipavam e o sol voltava. Enquanto me sentava em um tronco, tirando minha roupa de mergulho, percebi que não tinha pensado sobre meus problemas de Nova York durante toda a tarde. A tempestade havia cessado e, ao que parecia, a minha também.

Na última manhã do retiro, acordei às 4h15 para ver o nascer do sol. Eu dirigi pela floresta e pela pradaria até chegar a Mormons Row. Na virada do século 18, Mormons Row tinha 27 propriedades prósperas, administradas por colonos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Hoje, restam apenas alguns edifícios: um celeiro ou dois, um galpão, a casa de estuque rosa da T.A. Moulton, todos oscilando na beira de uma extensão acidentada. À medida que a manhã ia de preto para marinho, para lápis-lazúli e finalmente para o céu, a luz começou a iluminar os picos escarpados da cordilheira de Grand Teton ao fundo. Tudo parecia tão sereno ao sol nascente.



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Buffalo pastando perto de um dos Moulton Barns em Mormon Row no Grand Teton National Park. Foto: Niall Ferguson / Alamy Stock Photo

Existe este conceito chamado de teoria da restauração da atenção. Diz que as pessoas se concentram melhor quando estão na natureza. Os autores por trás dele, Rachel e Stephen Kaplan, explicam os fatores que contribuem para o conceito: Primeiro, Fascinação - ou, a capacidade de absorver o espanto de um lugar sem ficar mentalmente exausto dele. (Times Square, por exemplo, é visualmente interessante, mas com todo aquele estímulo de luz brilhante, também é cognitivamente estressante.) O segundo fator é estar longe - ou sentir-se distante dos lugares que você associa com seus problemas. Terceiro, é a extensão - sentir-se confortável e querer se envolver onde estiver. (Ajuda se você já esteve lá antes, ou em algum lugar como ele.) E, por último, compatibilidade - esse lugar se encaixa com você como pessoa? (Alguém que não gosta do tempo frio, por exemplo, provavelmente não encontrará consolo no deserto de inverno do Alasca.)

Enquanto eu estava na sombra dos Tetons, vi que Jackson, Wyoming, havia marcado todas essas caixas. É por isso que me esforcei para reiniciar na praia ou em uma sala de tratamento - eles não eram eu. Mas isso foi. E nunca me senti mais em paz. Em um momento em que relaxamento e bem-estar são frequentemente comercializados por meio de tratamentos faciais com ingredientes sofisticados ou tendências de fitness exageradas, ou outras formas finas destinadas a preservar a magreza ou apegar-se à juventude, era um lembrete bem-vindo: às vezes, a cura pode ser iniciada em o mais simples dos lugares: fora.

Não consigo identificar exatamente quando comecei a ter problemas para dormir à noite. Mas eu tenho uma memória distinta de estar bem acordado às 3 da manhã em meu dormitório em Boston, por volta de 2012, procurando freneticamente 'dicas para dormir'. O Google me disse que eu deveria imaginar uma paisagem relaxante. Então, peguei aquelas árvores cobertas de neve tranquilas pelas quais eu esquiava quando era criança, até cair em uma tentativa de dormir. E fiz isso por um tempo, até que um dia minha memória deles ficou muito confusa. Então, mudei para grandes quantidades de melatonina.

Seria um final perfeito dizer que, depois do Wyoming, voltei para Nova York e estava tudo bem. Mas os problemas simplesmente não desaparecem. Ainda havia deslizes, ainda havia tristeza. Mas depois da minha viagem, quando a inquietação começou a me dominar, não procurei nenhum remédio para dormir. Em vez disso, pensei nos Tetons ao amanhecer. E lenta mas seguramente, adormeci.